sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

CURRICULUM VITAE

Thelmo Cristovam Lino e Silva,

Brasília, 1975. Residente em Pernambuco desde 1981.

Sites:
http://vgerme.blogspot.com/
http://thelmocristovam.podomatic.com/;
http://thelmocristovam.multiply.com;
http://www.kkfs.trix.net/menthedechat/artists/thelmo_cristovam.htm ;
http://www.seresoperandomateria.com

E-mails:
thelmocristovam@hotmail.com ;
vgerme@yahoo.com.br ;
cristovam.thelmo@gmail.com

Telefones: 81 87547420/34292680
Endereço: Rua Coronel João Ribeiro, 160;
Bairro Novo, Olinda-PE;
CEP: 53030-040; Brasil.

Pesquisador, compositor, músico/improvisador, radio artista e artista sonoro.

Estudou Física e Matemática, na UFPE, pesquisou as áreas de Sistemas Dinâmicos (Caos Determinístico e Teoria da Catástofre) e Lógicas Não-Formais (Metamatemática).

Professor desde 1991. Em 2001, começa a fazer suas próprias composições eletroacústicas.

Em 2003 começa a pesquisar composições em tempo real num contexto de improvisação livre, seguindo a isto, seu interesse na execução em tempo real.

Em 2001 forma com Túlio Falcão o grupo de música eletroacústica Hrönir, em 2003, em conjunto com Túlio Falcão e Arthur Lacerda forma o coletivo de formação aberta Combo Recife de Improviso, ambos grupos em Pernambuco. No rio de janeiro participa de vários grupos e projetos, como Botânicos, Abillas, Cristovam-Giraknob DUO, Cristovam-Lacerda DUO, Thelmo Cristovam + Fernando S. Torres.

Participa ativamente do Fórum de Música Experimental em Fortaleza, Ceará, trabalhando em diversos agrupamentos na cidade com várias formações diferentes, com especial destaque para o duo Cristovam-Munroe DUO.

Principal ponto de pesquisa atual inclui técnicas estendidas em instrumentos de sopro, manipulação em tempo real de mesa de mistura sem sinal de entrada, gravações de campo e instalações sonoras.

Um dos poucos saxofonistas no mundo a se dedicar ao C-Melody Sax. ( http://www.cmelodysax.co.uk/saxophones/c-mel-players.htm )

Desde 2003 faz concertos em Pernambuco. Turnê no Rio de Janeiro, entre dezembro de 2004 a janeiro de 2005, tocando e gravando com improvisadores locais. Nova turnê em dezembro de 2005. Performance em Fortaleza-CE, novembro 2005.

Compositor de trilhas sonoras para vídeos e filmes, paisagens sonoras e trilhas para vídeo-artistas e poetas, improvisação em tempo real com grupo de dança experimental, produtor de pequenos shows em Pernambuco.

Em 2005, participa de uma oficina ministrada pelo pesquisador Francisco Lopez no Lago Mamorí, Floresta Amazônica, promovido pelo Mamori Art Lab (Espanha/País Basco/Catalunha), do qual passa a participar da equipe no Brasil. Em 2006, é convidado novamente, como bolsista, a participar das oficinas.

Coordenador e curador do evento de música experimental no Rio de Janeiro, Seres Operando Matéria ( www.seresoperandomateria.com/)

Convidado pelo coletivo Aloardi no começo de 2006 para integrar uma cadeia de coletivos sul americanos dedicados à difusão da musica experimental da América do Sul chamado SUR rádio ( http://aloblog.blogia.com/2006/060101-thelmo-cristovam-hronir-en-suradio-.php) , passa a ser o representante do coletivo no nordeste do Brasil.

Participa da 1ª Mostra de Música Experimental em Fortaleza, Ceará, convidado pelo Fórum de Música Experimental, onde faz residência artística durante o mês de julho de 2006.

Apresenta-se em dupla com Didier Guigue e é convidado a participar da apresentação do Ars Electrum. ( http://www.forumexperimental.blogspot.com/ )

Ainda em Fortaleza assiste o curso “Música Eletroacústica, Matemática, Caos e Fractais”, por Alex Costa, PH.D., no período de 18 a 21 de julho de 2006.

Premiado com a bolsa para realização de oficinas durante a Semana de Artes Visuais do Recife, SPA, no qual ministra a oficina “Ambientes sonoros imersivos, uma perspectiva de uso e criação sonora nas artes visuais”, ministrado no Espaço Ciência, no período de 11 a 15 de setembro de 2006. ( http://www.ufodesign.com.br/spa_2006/semanada/oficinas.html )

Participa da oficina “Os Tocadores de Flauta Sobem as Arvores”, do artisto sonoro e sound installer francês Erik Shamak, e passa a ser colaborador do artista, trabalhando na sua áudio instalação do mesmo nome, a qual teve lugar no Museu do Estado de Pernambuco, durante os meses de setembro à novembro de 2006.

Participa com um podcast ( http://thelmocristovam.podomatic.com/) da Mostra Conexões Tecnológicas em 26 de maio de 2006 no Senac Lapa Scipião. (http://www.premiosergiomotta.org.br/secao.php?ano=2005&cod_conteudo=364&cod_secao=0 )


Outros Trabalhos (trilhas sonoras, som direto, oficinas, exposições, programas de rádio, performances, etc...)

“Night on Earth”, residência artística do fonografista Simon Keep , na FirstSite Contemporary Art Galery, Colchester, Inglaterra. ( http://www.firstsite.uk.net/ ). Contribuição de gravações para transmissão via web. Fonografia, Radio Arte/Peça Radifônica, Webcasting. ( http://www.holkham. net/audio/ fsradio.m3u & http://www.firstsite.uk.net/activities/activities.html )

“Das Kleine Field Recording Festival”, festival de fonografia na Alemanha, Berlin, 10 de agosto, 2007. A comissão do festival ( http://kleine-frf.blogspot.com/ ) encomendou uma peça de radio arte exclusivamente para a transmissão in situ, na RAUM ( http://raum.modukit.com/ ) e via web ( http://radioincorrect.org/ ). Fonografia, Radio Arte/Peça Radifônica, Webcasting.

“Outros Sambas”, Exposição, registro sonoro de performance e vídeos da artista plástica Amanda Melo no instituto cultural Banco Real, Recife. 12 de julho a 12 de agosto de 2007. Desenho Sonoro dos vídeos, Masterização do registro sonoro da performance e Espacialização Sonora da exposição.

“Costumes”, vídeo do artista plástico Lourival Batista, o Cuquinha, parte da exposição “Costumes – Minha mãe sustenta minha filha”, no instituto cultural Banco Real, Recife. Desenho Sonoro do vídeo e Espacialização Sonora da exposição.


Perfomance de Wolder Wallace – “Para ninguém vermelho”, no festival Farinha do Rock, Pátio de São Pedro, Recife, 27-05-2007. Hrönir, trilha sonora em tempo real.

Geladeira Metal - DESCARREGO DA CONDIÇÃO ADULTA PARA REGRESSÃO À IDADE INFANTIL, Teatro Hermilo Borba Filho, http://www.overmundo.com.br/agenda/eventos.php?municipio=2913, Recife, http://www.overmundo.com.br/agenda/eventos.php?estado=PE PE · 26/5. Músico Convidado.


“Ambientes Psicológicos”, performance de Wolder Wallace Teatro Apolo, 12/05/2007. Músico Convidado.

Performance/Caminhada Sonora do artista peruano/francês José Echenique, durante residência artística no MAMAM. Consultoria, registro, equipamentos e digitalização do material sonoro. ( http://echejo.blogspot.com/2007/02/exploracion-del-espacio-con-los-ojos.html )


Documentário sobre o Maracatu Cambinda Estrela, durante o carnaval de 2007. Som Direto.

Exposição dos homenageados do carnaval do recife 2007 - Lula Cardoso Ayres e Maestro Nunes, do dia 15 de fevereiro a 30 de marco, na casa do carnaval, realização da Prefeitura do Recife. Recuperação de áudio.


Vídeo-instalação “Você é negro?” na exposição “Negro é lindo!”, 20 de nov. a 20 de dez de 2006, Recife, PE, BR. Som direto e desenho sonoro.

Premiado com a bolsa para realização de oficinas durante a Semana de Artes Visuais do Recife, SPA, no qual ministra a oficina “Ambientes sonoros imersivos, uma perspectiva de uso e criação sonora nas artes visuais”, ministrado no Espaço Ciência, no período de 11 a 15 de setembro de 2006. ( http://www.ufodesign.com.br/spa_2006/semanada/oficinas.html )


10° Festival Internacional de Vídeo/Arte/Electrónica (VAE10), Arequipa, Cusco, Lima, Puerto Maldonado, Trujillo. Peça radiofônica. ( http://www.festivalvae.com/10/aloardi/alo_huelga.htm)

Participa com um podcast ( http://thelmocristovam.podomatic.com/) da Mostra Conexões Tecnológicas em 26 de maio de 2006 no Senac Lapa Scipião. ( http://www.premiosergiomotta.org.br/secao.php?ano=2005&cod_conteudo=374&cod_secao=7), curado pela equipe do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia. Net Radio.


Programa de rádio veiculado em tempo real na Internet para todo o mundo no dia 04 de junho, 2006, promovido pela SUR rádio, coletivo sul americano para difusão de novas músicas. Peça radiofônica. ( http://www.sur.microbiorecords.net/blog/?p=51)

Exposição *mundo pequeno*, do coletivo Re:Combo, no MAMAM, de 12 de maio a 9 de julho de 2006. ( http://salu.cesar.org.br/mabuse/servlet/newstorm.notitia.apresentacao.ServletDeNoticia?codigoDaNoticia=22376978&dataDoJornal=atual)

Coordenação da oficina de vídeo-animação, parte de áudio, Elefante Brilhante, patrocinada pela Petrobras, Olinda, janeiro de 2006. ( http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=719&textCode=6388&date=currentDate)

Iracema Plaza Hotel, de Mariana Smith. 11/2006, Ceará. Desenho Sonoro. ( http://www.cineesquemanovo.org/versao2007/visualiza_sel.php?id=19 )


Grilowsky - Vídeo Clip: Gatinha Vitiligo ao vivo na previa carnavalesca da Menor Casa de Olinda. Som Direto. ( http://www.youtube.com/watch?v=Hh_kja8qqOM )

“Cara Colou”, 1 minuto , animação infantil, de Juliana Freitas. Curta-Criança uma parceria entre o Ministério da Cultura e a TVE 2005. Trilha e desenho sonoro.

“Gaiola”, vídeo-Instalação de Gabriel Mascaro. 2005/2006. Trilha sonora.

“Homens ao Mar”, curta de Alan Minas. Som direto. Rio de Janeiro, Brasil, 2005.

F O G - 2005 (still). experiments with dogs,sax,microphone,videocamera. thelmocristovam/franciscobaccaro/isabelastampanoni/ureia e rabao. Vídeo da IF Products, Milão/Itália. Trilha Sonora. ( http://projetoif.blogspot.com/2007_05_01_archive.html#3118289960318242131 )

“Process of Completion”, Vídeo da IF Products, Milão/Itália. Trilha Sonora. ( http://www.youtube.com/watch?v=m6-6a0Xhlt0 )

“Luans e o espírito do tempo”, documentário dirigido por Murah Azevedo e produzido pela Aedo Filmes Enzimáticos. 2005. Trilha sonora. ( http://www.luanseoespiritodotempo.com.br/ )

Performance de Wolder Wallace. 19 de março de 2005, no Alto José do Pinho na quarta edição do Encontro de Teatro, Dança, Poesia e Performance do Alto José do Pinho. ( http://thelmocristovam.multiply.com/photos/album/12). 2005. Música.

“A Figueira do inferno, um estudo etno -botânico das Daturas e Brugmâncias no nordeste brasileiro”. 35 mm produzido pela Telephone Colorido. ( http://geocities.yahoo.com.br/jornadabahia/31bra03.html; http://www.portacurtas.com.br/filme.asp?cod=1930 ). 2004. Pesquisa EtnoMusical.

Documentário sobre o artista plástico Antônio Dias, apresentado na Bienal de São Paulo, 2004. Produção e direção de Roberto Cecato. Alemanha, França, Itália e Brasil. 2004. Trilha e Desenho Sonoro. (Encomendado e realizado, posteriormente não utilizado pelo diretor.)

“Um morto que viveu”, teatro de bonecos e animação das artistas plásticas Lia Letícia e Flávia Giroflai. 2004. Trilha Sonora.

“Arqueologia da amnésia”, vídeo instalação da artista plástica Renata Pinheiro, para o 46º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, 2004. Trilha e Desenho Sonoro.

“Innerensteren”, vídeo instalação da artista plástica Juliana Notari, para o 46º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, 2004. Trilha Sonora.

Pesquisa e produção sonora em conjunto com um grupo de dança improvisado, de formação aberta. 2003/2004. Músico e coordenação.

“Ambientes Psicológicos”, performance do poeta Wolder Wallace no II Encontro Anual de Poesia, Teatro e Performance no Alto José do Pinho em março de 2003. Trilha e Desenho Sonoro.

“She has less time than me”, video experimental de Isabella Stampanoni (Milão). 2003. Trilha e Desenho Sonoro.

“Don’t shoot until you can see the whites of their eyes”, video experimental do grupo IF (Isabella Stampanoni & Francisco Baccaro), Milão. 2003. Trilha e Desenho Sonoro.

“Pastilhas”, instalação da Artista Plástica Isabela Stampanoni na galeria Amparo 60. 2002. Trilha e Desenho Sonoro.

“‘Verstehen”, vídeo-instalação da Artista Plástica Juliana Notari na galeria Amparo 60. 2002. Trilha e Desenho Sonoro.



Colaborador integrante dos coletivos:
Fronha Records ( http://www.fronharecords.trix.net/), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro;
Menthe de Chat ( http://www.kkfs.trix.net/menthedechat/index.htm), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro;
Antena ( http://www.antena.art.br/), Porto Alegre, Rio Grande do Sul;
n0-age ( http://www.nemo.com.br/noage/), Porto Alegre, Rio Grande do Sul;
CumShot ( http://www.cumshot-records.tk/), Santiago, Chile;
Telephone Colorido, Recife, Pernambuco;
Re:Combo (http://www.recombo.art.br/) , Recife, Pernambuco;
Aloardi ( http://www.aloardi.net/), Lima, Peru;
Desetxea ( http://www.mattin.org/desetxea.html), País Basco, Europa.
Mamori Art Lab ( http://www.malab.net/) , País Basco/Catalunha/Espanha, Europa.
Cluster de Arte Sonoro ( http://www.artesonoro.org/) , Espanha, Europa.
SUR radio ( http://www.sur.microbiorecords.net/blog/), Peru, Colômbia, Venezuela.

Principais Apresentações em 2006

3º Festival de Jazz da Macuca , Fazenda da Macuca, Município de Correntes, Pernambuco. 02 de dezembro, 2006. Combo Recife de Improviso.

(em)pilhagem, Recife, Pernambuco. 08 de setembro, 2006. Hrönir. ( http://overmundo.com.br/agenda/empilhagem )

Galo da Madrugada, Recife, Pernambuco. 16 de setembro, 2006. Embuás.

Coquetel Molotov, Recife, Pernambuco. 02 de setembro, 2006. Hrönir e participação especial na apresentação do grupo Ahlev de Bossa. ( http://www.coquetelmolotov.com.br )

1ª Mostra de Música Experimental, Fortaleza, Ceará. Julho de 2006. Thelmo Cristovam & Didier Guigue. ( http://www.forumexperimental.blogspot.com/ )

10° Festival Internacional de Vídeo/Arte/Electrónica (VAE10), Arequipa, Cusco, Lima, Puerto Maldonado, Trujillo. Thelmo Cristovam, com uma peça radiofônica, transmitida pela internet em tempo real. ( http://www.festivalvae.com/10/aloardi/alo_huelga.htm)

S.O.M. (Seres Operando Matéria), Parque das Ruínas, Sta Tereza, Rio de Janeiro. Thelmo Cristovam, Filipe Giraknob, Fernando S. Torres. ( http://www.youtube.com/watch?v=QT-Wr5aSpMU )

Coquetel Molotov, Recife, Pernambuco. 13 de agosto, 2005. Re:Combo e Embuás. ( http://www.coquetelmolotov.com.br )

Isto é música ??? CCBB, Rio de Janeiro. 05 de dezembro, 2004. Re:Combo.

Pitombeira dos quatro cantos, Olinda, Pernambuco. 15 de agosto. Hurtmold.

Plano B, Rio de Janeiro. 10 de dezembro, 2004. Cristovam-Lacerda DUO & Can do Garfo.

Plano B, Rio de Janeiro. 23 de dezembro, 2004. Cristovam-Giraknob DUO.

Plano B, Rio de Janeiro. 12 de janeiro, 2005. Cristovam, Giraknob, Jobim.

Plano B, Rio de Janeiro. 24 de dezembro, 2004. Combo Recife de Improviso.

Menor Casa de Olinda, Olinda, Pernambuco. ?? de ??, 2006. Nuclear Extreme.

Telematic jam sessiom com o Re:Combo no CCBA. 03/04/2004 (http://pingfm.org/recife/; http://thelmocristovam.multiply.com/photos/album/8 )





Discografia:

Hrönir - Bardo Thödol (liberação por audição no plano post morten); mymwly0075, cd-r by MUSICYOURMINDWILLLOVEYOU, Australia ( http://mymwly.blogspot.com/ )

Thelmo Cristovam – Field Recordings # 02, Web release by Test Tube, Portugal ( http://www.monocromatica.com/netlabel/ )

Thelmo Cristovam – Mercado de São José, Web release by Tormentaa, Brasil ( http://www.tormentaa.com/ )


Nuclear Extreme – Harsh Noise, cd-r by Rádio Frei Damião, Brasil.

Thelmo Cristovam, Lindenberg Munroe, Lamarque Queiroz Barros, Henderson Rodrigues; CD-R by Tibprod, Noruega ( www.tibprod.com )


Thelmo Cristovam – Field Recordings # 03 (fri063), Web release by Frigida Records, Argentina. ( http://www.frigidarec.com/ )

Thelmo Cristovam – Distribuição Atmosférica (chat022), web release by Menthe de Chat, Brasil. ( http://kkfs.trix.net/menthedechat/ )

Nuclear Extreme, cd-r by Rádio Frei Damião, Brasil.


Hrönir – Mecânica, Tape c60 by No Lyrics Records, Brasil
NOL076 ( http://www.nolyricsrecords.com/ )

Thelmo Cristovam – Trombone (kra019), CD-R by Krakilsk, Noruega ( www.krakilsk.org )

Nada / Hrönir - split tape c60,
NOL075, No Lyrics, Brasil ( http://www.nolyricsrecords.com/ )

HRÖNIR - Abigor, BSCD09, Pseudomonarchia Daemonium vol II
minicdr by Bone Structure, Belgium ( http://bone-structure.blogspot.com )

Thelmo Cristovam - Field Recordings # 01, ||AMP003||,
Web release by Amplified.Music.Pollution. , Mexico. ( http://amp-recs.com )

Thelmo Cristovam - Field Recordings # 04, desetxo122,
Web release by Desetxea, Basque Country ( http://www.mattin.org/desetxea.html )
Release date 27.2.2007

Cristovam-Giraknob DUO, NOL063
CD-R release by No Lyrics Records ( http://www.nolyricsrecords.cjb.net/)

Thelmo Cristovam – Inneresteren,
Web release by Earsheltering 013, França ( http://earsheltering.free.fr/earsheltering013.htm )

Cristovam, Giraknob, Jobim [antena 015]
Web release by Antena ( http://www.antena.art.br/catalogo.php#015)

COMBO RECIFE DE IMPROVISO - UNTITLED # 01 cum.20
Web release by Cum Shot Records ( http://cumshot.cl/records/cum20/ )

Cristovam/Lacerda Duo - Untitled (12:06); desetxo77
Web release by Desetxea ( http://www.mattin.org/desetxea.html)
Release date 11.4.2006

Hrönir - "Canções de Amor" ; NOL060
Tape c60 release by No Lyrics Records ( http://www.nolyricsrecords.cjb.net/)

Planetaldol - Coder Les Morts - Played by Abilass; [frec 036]
Web release by Fronha Records ( http://www.fronharecords.trix.net)


Botânicos; chat 007 ( http://www.kkfs.trix.net/menthedechat)
Web release by Menthe de Chat ( http://www.kkfs.trix.net/menthedechat)

Thelmo Cristovam + Fernando S. Torres; chat 005
Web release by Menthe de Chat ( http://www.kkfs.trix.net/menthedechat)

Hrönir - O movimento incessante e autofágico do transcorrer do tempo; cum.14
Web release by Cum Shot Records ( http://cumshot.cl )

Hrönir – Mecânica; cum.14
Web release by Cum Shot Records ( http://cumshot.cl )

Hrönir - Bardo Thödol (liberação por audição no plano post morten); [frec 025]
Web release by Fronha Records ( http://www.fronharecords.trix.net)


Compilações:

Various – Fareweell Compilation, CD-R Compilation by Nervous Nurse, NN#24 ( http://www.nervousnurse.net.tc/ )

Various Artists – Season of Snow and Ice, Zaft 037
Double CD-R compilation by Zaftig Research, ( http://www.inhell.com/eskaton )

Various Artists – Collection d’Univers Spoontanés [insubcdr01]
Compilation CD-R and web release by Insubordinations ( http://www.dincise.net/insubordinations )

Transmissão – Vários; antena 011
Web release by Antena ( http://www.antena.art.br)

Planetaldol - Coder Les Morts – Remixes; [frec 035]
Web release by Fronha Records ( http://www.fronharecords.trix.net)

Sloppy Seconds ( http://www.obscurica.com/sloppy_seconds.html )




Como convidado:

Frithlang - Do Acid Om [ep]; [frec 032]
Web release by Fronha Records ( http://www.fronharecords.trix.net)
(dell.tree) - Planeta X; antena 010
Web release by Antena ( http://www.antena.art.br)
(del.tree) - Reverse Osmosis; cum.19
Web release by Cum Shot Records ( http://cumshot.cl )



A editar:

Thelmo Cristovam + Fernando S. Torres, CD-R by Dim Records, Holanda. ( www.dimrecords.tk )
Hrönir – Metais Pesados, 3’’ CD-R by Vatican Analog , Holanda ( http://www.vatican-analog.com )
Hrönir - ... desceu à mansão dos mortos, Aloardi, Peru. ( http://www.aloardi.net/ )
Hrönir - … Através de planaltos transparentes, CD-R by Astipalea, Polônia ( http://www.myspace.com/astipalea_project & HYPERLINK "http://free.art.pl/astipalea_project/" http://free.art.pl/astipalea_project/ )
Nuclear Extreme, DVD-R by No Lyrics Records, Brasil ( http://www.nolyricsrecords.com/ )
Thelmo Cristovam – O Enforcado, cd-r/web release by Amor Loco, Argentina
Thelmo Cristovam – TBA, Tape c30 by Epicene, USA ( http://www.epicenesound.com/ )
Thelmo Cristovam, Filipe Giraknob, Fernando S. Torres – Ruínas, CD-R by Cut Hands, Holanda ( http://www.cuthands.net/ )

Nenhum comentário: